As associações

As associações

por Perilo Borba

*Trecho do livro Sábias prioridades

Com quem temos andado e compartilhado a nossa vida? Com quem temos nos associado? Quais influências temos recebido? As nossas amizades determinam muito das nossas escolhas, do nosso jeito de ser, das nossas palavras, prioridades e caráter. Por isso, é necessário selecioná-las bem.

Não me refiro a fazer acepção de pessoas. Devemos considerar tratar bem e andar em amor com todas as pessoas. Sempre haverá algo bom para aprendermos com elas. Todas podem ensinar e servir de exemplo para alguma área da nossa vida. Entretanto, uma amizade, companhia, associação, sempre gera intimidade com alguém, que, através do relacionamento, exerce influências sobre nós sem que percebamos.

O próprio Deus disse que a intimidade dEle é para aqueles que o temem (que amam o que Ele ama e odeiam o que Ele odeia), que estão em aliança com Ele (Salmos 25.14). Jesus disse: “Vós sois meus amigos, SE fizerdes o que Eu vos mando ou o que Ele aprova”. (João 15.14). Note que há uma condição estabelecida por Jesus. Se Ele estabeleceu condições para alguém ser amigo dele, nós precisamos fazer o mesmo.

O apóstolo Paulo falou para não nos enganarmos, porque “as más companhias ou conversações, corrompem os bons costumes.” (I Coríntios 15.33) Creio que o inverso também seja verdadeiro: as boas companhias, conversações, amizades ou associações manterão os bons costumes e nos ajudarão a corromper os maus. Vejamos o que Salomão escreveu:

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Provérbios 27.17)

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” (Provérbios 13.20)

Por quem você tem sido afiado? Por alguém que tem os mesmos costumes (os que são resultantes do caráter), valores e prioridades que você? Por um tolo ou por um sábio? E a quem você tem influenciado? Ou que tipo de influência você exerce sobre as pessoas: sabedoria ou tolice? Seja um influenciador mais do que um influenciado.

Note que a sabedoria também é adquirida por associação. Se eu ando com pessoas sábias, serei cada vez mais sábio. Por quê? Receberei porções da sabedoria que elas possuem. Pela associação, pela influência que recebo delas. E vice-versa. Isso é muito sério.

Algumas das grandes renuncias que já fiz foram no âmbito da amizade. Pessoas ótimas, mas com a sabedoria errada ou, pior, sem sabedoria alguma. Vamos nos aproximar e nos associar com pessoas sábias segundo Deus. Pessoas que amam ao Senhor acima de tudo e de todos, que possuem um coração puro e faminto por Ele.

Como diz: Guto Emery: “As pessoas são como postos de gasolina, quando estou perto delas – ou associado com elas – posso me abastecer daquilo em que elas são boas e que podem me ensinar ou me motivar”.

Com qual tipo de combustível você tem se abastecido? E com qual tipo de combustível você tem abastecido aqueles que chegam até você?

 

Fonte: verbodavida.org.br

Comentários com o Facebook

Você também pode gostar de:

Explosões Divinas! Foi o tema da ministração do último culto do ano em igreja local

726 O culto da virada, na Igreja Verbo