Servir e seguir

Servir e seguir

por Perilo Borba

*Trechos da mensagem de Perilo Borba na Conferência de Ministros no Centro-Oeste em 2017.

“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará”. (João 12.24-26)

Servir e seguir são dois verbos ditos por Jesus. Ele disse: “se alguém me serve, me siga”. Como é que a gente serve e segue a Jesus, hoje? Como a gente ama a Jesus ou a Deus?

“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 João 4.20)

Você não pode amar a quem você não vê, se você não está amando aquele que você vê. Amamos a Deus ou provamos que o amamos quando amamos as pessoas.

Como eu posso dizer que eu sigo a Deus se eu não estou seguindo pessoas? Em Romanos 13 está escrito que Deus instituiu autoridades. Deus instituiu pessoas sobre outras e, quando a gente se submete a essas pessoas, nós estamos nos submetendo ao próprio Deus.

Toda visão para ser cumprida precisa de pessoas. Você precisa de uma visão e tem uma visão que precisa de você! Eu sigo a Deus seguindo as pessoas.

O cumprimento da visão, do plano de Deus para a nossa vida, ocorre quando a gente se dispõe a cumprir a visão ou a missão que foi dada a alguém que está acima de nós.

A visão que Deus te dá vai ser sempre maior do que você. Essa visão de Deus tem duas faces:

A primeira é: não temas que eu estou contigo; pois, de Deus, nós somos cooperadores.

A segunda face é um time que Ele te dá; pois, nem uma visão se cumpre apenas por um líder, ele precisa de pessoas. Deus começa com um líder, mas ele termina com uma equipe.

Eu faço parte de um time que vai levar a Palavra da fé e do amor pelo Brasil e por nações.

Não se trata da minha visão ou da sua visão, se trata da visão que estamos seguindo e servindo. Você sabia que nem todo mundo vai querer te seguir? Mas essa é outra mensagem…

Você nunca vai se submeter a quem você não honra ou despreza. Eu creio que, se você está aqui, está porque Deus colocou um dia no seu coração para seguir e servir a essa visão de levar a Palavra ao povo, levar fé ao povo.

Quando você se submete a uma visão, as coisas vão ser clareadas na frente.

O óleo, quando desce, passa primeiro pela cabeça. Se você quiser ser atingido pelo óleo, você precisa estar embaixo, servindo, se submetendo. O óleo passa pela cabeça e vai descendo, até chegar a mim e a você.

“Se alguém me serve, siga-me”. Mas, porque Jesus falou primeiro servir e depois seguir? Naturalmente, parece que deveria ser o contrário, pois, se você está seguindo, você está servindo. Porém, é possível alguém estar servindo sem estar seguindo a essa visão. Quem não vive para servir, não serve para viver, já dizia Abraham Lincol.

Mas, servir não é tudo, só servir é incompleto, é preciso servir e seguir, o amor tem a ver com seguir. É possível a gente servir com interesse, para ser visto, para ter algo em troca; mas, você precisa querer servir sem querer ser servido.

Servir é um ato visível, mas seguir é algo do coração. Submissão não diz a respeito àquilo que nós fazemos, submissão diz respeito ao nosso coração!

O seguir vai te tirar da zona de conforto. Tem a ver com o tempo presente. O seguir é debaixo de sol ou de chuva e isso diz respeito à continuidade.

A oportunidade não chega para quem não está servindo. Se você não estiver debaixo de uma cobertura, vai ficar exausto e aflito. Bom mesmo é estar submisso à uma visão.

Como diz o tio do homem aranha: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Existe um jeito Verbo da Vida de ser, uma atitude, um sentimento, uma simplicidade. Muita gente quer fazer coisas grandes, mas coisas grandes começam por coisas pequenas.

Aprenda a ouvir “não”. Muitas vezes, isso significa se submeter a alguém.

Você não pode estar preso a um lugar, preso a uma posição, porque, a qualquer momento ele pode dizer: “ei, sai!”.

Colocou a mão no arado? Já era! O poder está em seguir a visão. Se quiser crescimento, você precisa plantar e regar essa visão.

Fonte: verbodavida.org.br

Comentários com o Facebook

Você também pode gostar de:

Culto de Celebração | Pr. Isaías Tavares | 05.11.2017

17